Qual a temperatura ideal para usar o ar condicionado? Essa é uma pergunta constante que recebemos de nossos clientes, por isso nós da Sfriar separamos algumas dicas importantes.
Um dos grandes dilemas é justamente definir a temperatura ideal do ar-condicionado. Especialmente no verão, estipular aquele valor que é confortável para todos e não gerar muito consumo de energia pode ser um desafio.
Então, para acabar com as suas dúvidas nossa equipe preparou esse post com dicas sobre qual a melhor temperatura para diferentes situações.
– Qual a temperatura ideal para usar o ar-condicionado no trabalho
Já que em um local com várias pessoas é natural que algumas sintam mais calor e outras menos, é muito comum que seja quase impossível chegar a um consenso unânime quando o assunto é a temperatura do condicionador de ar no ambiente de trabalho.
No entanto, existem algumas orientações – inclusive de órgãos públicos, como a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que ajudam a achar uma solução para esse debate!
O recomendado é que o ar-condicionado fique com uma temperatura na casa dos 23 graus nunca passe de 26Cº. Isso garante que o ambiente não se torne nem muito quente, nem muito frio, duas situações que, segundo estudos, podem comprometer o desempenho dos colaboradores.
Embora muitas vezes a vontade seja de colocar o aparelho na temperatura mais baixa, é importante lembrar que o condicionador de ar tem o objetivo de climatizar o local para que a temperatura corporal fique em equilíbrio com a temperatura do meio ambiente (interno e externo).
– Temperatura ideal do ar-condicionado para dormir
A temperatura é um fator fundamental para uma boa noite de sono: se o ambiente está muito quente, a temperatura corporal se mantém elevada e isso torna o pegar no sono muito mais difícil; e se o local está muito frio e úmido, ele pode gerar irritação na garganta, tosse, espirro e outros malefícios para as vias respiratórias. Portanto, manter o ar-condicionado em uma temperatura agradável durante a noite é muito importante.
Embora isso possa variar de pessoa para pessoa – algumas são mais suscetíveis à umidade do aparelho, outras menos -, a orientação geral é manter o condicionador de ar na casa dos 20 a 23 graus. Uma forma muito eficiente para garantir uma boa noite de sono é comprar um aparelho que tenha algum tipo de função específica para a noite.
Geralmente, essas funcionalidades fazem com o que o equipamento regule automaticamente o seu funcionamento, reduzindo ou aumentando a temperatura e até mesmo se desligando quando o ambiente já está climatizado – e ativando-se novamente no decorrer da noite, se necessário.
-Temperatura ideal do condicionador de ar para bebê
O conselho da maioria dos pediatras é não expor o recém nascido ao ar-condicionado, no entanto, após alguns meses o quarto do bebê já pode contar com esse equipamento para deixar o ambiente mais confortável – especialmente para quem mora naqueles estados mais quentes do Brasil.
Com relação à temperatura, ela não deve ficar abaixo dos 26 graus, ou pelo menos dois graus acima daquela que você considera a temperatura ideal para um adulto.
Algumas dicas ajudam a garantir que o condicionador não traga malefícios para a saúde do seu filhote. Confira!
- Evite fazer com que o bebê fique mudando de um ambiente refrigerado para outro não refrigerado.
- Não instale o aparelho muito próximo do berço.
- “Renove” o ar do cômodo: pelo menos uma vez ao dia, desligue o aparelho e abra as janelas e portas.
- Quando o ar-condicionado estiver ligado, deixe o bebê com roupinhas leves mas que sejam fechadas, nunca expondo-o diretamente ao ar gelado do aparelho.
-A temperatura e o consumo elétrico
Além de garantir um ambiente confortável para todos e evitar possíveis incômodos respiratórios, ajustar o ar-condicionado na temperatura ideal para o local e as pessoas nele também possui um outro benefício: reduzir o consumo de energia.
Ao evitar que o aparelho fique em temperaturas muito altas ou muito baixas, você garante um funcionamento mais equilibrado. Isso porque dessa forma o condicionador de ar não precisará de um grande esforço do seu motor para atingir a temperatura estipulada – e consumirá mais energia.
Deixe um comentário