Na hora de escolher um aparelho de ar-condicionado, você precisa se atentar aos fatores que te ajudarão a fazer a melhor escolha.
Afinal, a maioria das empresas e pessoas não sabem por onde começar nessa hora, o que ocasiona escolhas indevidas principalmente que te fazem gastar mais e economizar menos.
De uns tempos para cá é inevitável não perceber o aumento nas temperaturas e do desconforto que sentimos ao longo do dia e principalmente na hora de dormir.
Em outras palavras o Ar Condicionado tornou-se um “móvel” obrigatório que não é mais considerado luxo e sim uma necessidade.
Por isso desenvolvemos um guia simples e prático para te auxiliar na escolha do melhor ar condicionado para você ou sua empresa.
Local
Em primeiro lugar, no entanto, você deve considerar as características do local em que será feita a instalação do ar condicionado:
– Bate sol de manhã (não é tão quente quanto o sol da tarde)?
– Bate sol de tarde (é o horário mais quente do dia)?
– Quantas pessoas transitam nesse local e em quais momentos do dia (o corpo do ser humano emite calor involuntariamente, então quanto mais pessoas no local, mais calor)?
– Quantos M² tem o local?
– Tem necessidade do ar condicionado ficar ligado por 24h (como em uma sala CPD, por exemplo)?
Em conclusão, depois de observar todas essas características do local vamos ao segundo passo:
Cálculo BTUs com M²
Após considerar essas características a respeito do local, além disso, existe um cálculo simples que vai indicar qual a quantidade de BTUs é necessária para determinada metragem quadrada do ambiente.
Atenção ao medir corretamente a metragem pois o cálculo é muito importante para que você não escolha a potência errada, pois se isso ocorrer seu aparelho pode gastar mais energia sendo forçado a refrigerar um ambiente maior que sua capacidade, da mesma forma ocorre se for escolhido um aparelho com capacidade superior de BTUs necessária, pois aparelhos maiores gastam mais.
Para calcular os BTUs, você precisa seguir as seguintes regras:
- 1ª 600 BTUs para cada M² do cômodo;
- 2ª 600 BTUs para cada pessoa adicional (a primeira não conta);
- 3ª 600 BTUs para cada equipamento eletrônico que emita calor, como um computador;
- Substitua para 800 BTUs caso o cômodo fique exposto ao sol de maneira contínua.
Exemplo: uma sala de 35 m², que não está diretamente exposto ao sol, com um computador e que será usado por três pessoas, vai precisar de um ar-condicionado de 22.800 BTUs.
Tipos de ar condicionado para escolher o melhor
Atualmente, existem vários modelos de ar-condicionado. Depois disso os mais comuns para empresas são os sistemas integrados como VRF, Multi Split, Chillers… Porém dentro desses temos os modelos Split, Cassete e Piso Teto.
Os aparelhos de ar condicionado mais famosos em residências são os Splits.
- Opera diversos equipamentos ao mesmo tempo;
- Tem o menor consumo elétrico do mercado;
- Sem a necessidade de dutos;
- Possibilita a instalação de mais de 60 unidades internas;
- Economia de espaço com unidades externas;
- Ecologicamente correto (utiliza o gás R410A).
- Multi Split:
- Possibilita a instalação de até 5 unidades internas;
- Tem pouco consumo elétrico;
- Sem a necessidade de dutos;
- Mais barato que VRF;
- Economia de espaço com unidades externas;
- Ecologicamente correto (utiliza o gás R410A).
- Chillers:
- Indicado para lugares em que o aparelho fica 24h ligado;
- São capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura;
- Ideal para indústrias farmacêuticas ou de alimentos.
Depois você escolhe qual a unidade interna (parte de dentro do aparelho) que vai combinar melhor com o ambiente:
- Split Hi Wall
Esse modelo é o mais popular e mais conhecido dos modelos de ar-condicionado. Ele fica instalado na parte de cima da parede.
- Cassete
Também muito conhecido, essa unidade interna fica embutida no teto.
Ele possui quatro saídas de ar, sendo possível controlar o fluxo de ar em cada aleta, individualmente.
- Split Piso Teto
Esse modelo tem uma facilidade para ser instalado no modo vertical, no entanto pode apoiar-se no piso, ou horizontal, junto ao teto.
A cima de tudo o Piso Teto pode ser instalado ao um móvel que já está no ambiente, da mesma forma, também pode ser feito o planejamento dos móveis intencionando deixar o Piso Teto oculto e camuflado.
Tecnologia Inverter
A tecnologia inverter existe acima de tudo, com o propósito de diminuir o consumo de energia. Em conclusão a diferença está no sistema do compressor: o compressor do ar condicionado nunca desliga completamente, já o ar condicionado convencional desliga e liga durante seu funcionamento.
Em conclusão os testes comparativos desses aparelhos estimam uma economia de até 40% com um aparelho inverter. No entanto, se considerarmos um aparelho mais antigo essa economia pode chegar até 70%.
Ar condicionado Quente e Frio é a melhor opção?
O aparelho de ar condicionado quente e frio é muito indicado para locais do pais aonde a temperatura oscila muito durante o ano, como no Sul.
Em outras palavras, é uma ótima opção para substituir o aquecedor e economizando ao invés de adquiri dois aparelhos, você terá dois em um por exemplo.
Em conclusão, nos aqui da SfriAr temos a solução para seus problemas e duvidas de como escolher o melhor ar condicionado.
Nos chame pelo número de Whatsapp ou pelo telefone para melhores esclarecimentos, e posteriormente agendar visitas e fazer orçamentos sem compromisso.
Deixe um comentário