Como economizar energia elétrica ao usar seu aparelho de ar condicionado?
Sabemos que nos dias quentes é difícil segurar a vontade de deixar o ar condicionado no ”12°”. Por isso criamos essa dica, quem sabe uma das mais importantes. Confira e comece agora a economizar na energia elétrica ao usar seu ar condicionado dia e noite com as dicas de nossos técnicos.
No calor, desligar seu aparelho está totalmente fora de cogitação e consequentemente vem aquela velha preocupação: qual será o valor da minha conta de energia? Essa preocupação é bastante comum entre nossos clientes e realmente é algo a se preocupar. Se liga nas seguintes dicas a seguir e utilize ao máximo o seu aparelho livre de contas absurdas.
Economizando energia elétrica ao usar o ar condicionado
Segundo a ABRAVA na prática, um sistema de ar condicionado bem projetado e dimensionado, corretamente instalado, com a operação e manutenção realizada periodicamente, significa um consumo de energia adequado e um ambiente climatizado com controle de temperatura, umidade, filtragem, renovação de ar, controle da velocidade e distribuição uniforme do ar no ambiente, fatores que aumentam a produtividade, filtra o ar respirado, apresenta sensação de bem estar, o que propicia melhores condições de trabalho, incrementando a produtividade e ao mesmo tempo uma melhor qualidade de vida, além de, propiciar um ambiente silencioso e sem ruídos externos.
Dicas importantes para economizar ao utilizar seu ar:
- Verifique se o aparelho possui Selo Procel de Economia de Energia
- Disjuntor individual deve ser de acordo com a capacidade do aparelho
- Evite desligar e ligar rapidamente
- Compre sempre aparelhos ”INVERTER”
- Compre aparelhos com função timer
- Faça sempre a instalação padrão
- Mantenha sempre a manutenção preventiva em dias.
Qual a temperatura ideal?
Você não precisa exagerar no frio para deixar o cômodo mais fresco. Deixando o aparelho em 17°C, por exemplo, o ar condicionado vai gastar mais energia para manter a diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interno. Portanto imagina se está super calor lá fora, e dentro da sua casa congelando.
O recomendado é deixar em 23°C o mais adequado para a maioria das pessoas. Já será o suficiente para refrescar e isso pode dar uma economia de até 50%. Em outras palavras essa é uma atitude que pode fazer bem até para a sua saúde, pois o ar não ficará muito seco e você não vai sofrer com o choque térmico de temperaturas além de, claro, ajudar a economizar energia com ar-condicionado.
-Fique atento as funções para economizar energia ao usar o ar condicionado
Outro fator que deve ser observado nos modelos de ares condicionados prospectados são as funções que os aparelhos possuem, que consequentemente podem ajudar na economia de energia.
A função sleep (dormir) por exemplo, reduz a atividade de funcionamento do ar condicionado, com o intuito de manter uma temperatura mais agradável no ambiente durante as horas de sono.
Acima de tudo essa redução de performance do ar condicionado também faz com que o aparelho gaste menos energia durante a noite, pois ele não estará funcionando em sua atividade máxima de climatização, mas sim, dosando seu funcionamento. Em suma segue outras funções que podem ser eficientes na economia de energia:
- Função energia: controla a capacidade do compressor em 50 ou 75%;
- Timer: liga e desliga o ar condicionado em horários programados, o que ajuda na economia pois o ar não fica o tempo todo ligado;
- Modo conforto: mantém o ambiente agradável, parecido com a função sleep, evitando o desperdício de energia.
Deixe um comentário