Como tudo nessa vida, o ar-condicionado também possui peças que acabam se desgastando com o tempo. E uma grande dúvida que ronda a cabeça de muitos consumidores deste tipo de aparelho é: quanto tempo dura o gás para ar-condicionado?
SfriAr informa que o gás de seu ar condicionado nunca irá acabar. O mesmo deve ser completado a cada manutenção, e não trocado como muitos profissionais, que agem de má fé com seus clientes costumam fazer.
Por isso, resolvemos mostrar aqui quais são os tipos de gás existentes no mercado, quanto tempo eles duram depois de instalados e o que fazer quando ele não climatiza o ambiente da forma como deveria.
Tipos de gás para ar-condicionado e sua função
O gás para ar-condicionado é uma substância colocada no aparelho que ajuda na climatização do ambiente e no funcionamento do ar condicionado. Ele é responsável pelo funcionamento de sistemas de refrigeração e ajuda a absorver o calor do ambiente interno até chegar às saídas de ar da condensadora, ou seja, da unidade externa do aparelho. Os três tipos mais famosos de gás para ar-condicionado são o gás R22, o gás R410A e o gás R407C.
O gás R22 possui um ótimo desempenho em produtos de baixa e média capacidades. Porém, ele possui grandes desvantagens para a natureza e para o homem – a substância é inflamável e perigosa para a camada de ozônio. Além disso, em contato com a pele, pode gerar irritação e, se inalada, pode causar asfixia.
O R410A, além de não degradar a camada de ozônio, tem pressão de funcionamento superior ao gás R22 e não aquece exageradamente os tubos de cobre na soldagem.
O gás R-407C é utilizado em equipamentos de média e alta temperatura de expansão, não degrada a camada de ozônio (já que seus fluidos são à base de hidrofluorcarbono), possui baixa toxicidade e não é inflamável.
Quanto tempo dura o gás para ar-condicionado?
Antes de começar a falar sobre a “validade” do gás para ar-condicionado, é importante mencionar que todo cuidado antes da instalação é pouco! Por isso, antes de instalar o aparelho, analise fatores como os BTU (unidade que define a potência de refrigeração do aparelho), o Selo Procel, o tamanho do seu espaço, o tipo de equipamento que dá certo para o seu ambiente, se é ecológico, enfim, algumas análises básicas para que nada dê errado.
Além disso, verifique também se as peças que constituem o ar-condicionado também são resistentes o suficiente, como os tubos, que devem ser, preferencialmente, de cobre, o metal mais resistente do mercado. Opte sempre por produtos que irão durar mais e que também aumentarão a durabilidade dos outros itens.
Por fim, procure um instalador profissional, que irá te aconselhar da melhor maneira possível sobre o melhor tipo de aparelho e suas peças e que também fará um serviço impecável de instalação do ar-condicionado no seu ambiente, sem nenhuma falha que possa atrapalhar o funcionamento do equipamento adquirido.
Sobre o prazo de validade do gás para ar-condicionado: quando o aparelho está em condições normais de funcionamento, o gás refrigerante sofre apenas transformações físicas dentro do equipamento, sendo elas de líquido para gasoso e de gasoso para líquido, sem nenhuma perda na quantidade. Por isso, o gás para ar-condicionado não acaba, apenas se transforma.
Caso o seu aparelho não esteja funcionando corretamente e nem atingindo o clima que deveria, isso pode acontecer por vários motivos que estejam ligados a defeitos do gás, como uma instalação mal feita, a compra de um aparelho com uma quantidade inadequada de gás, danos na tubulação (o que provoca os vazamentos) ou o envelhecimento e desgaste do sistema como um todo.
Para detectar um vazamento de gás, analise o desempenho do aparelho – se ele estiver refrigerando cada vez menos, pode ser um indício. Quando o vazamento ocorre há muito tempo, o aparelho pode até mesmo nem ligar ou desligar sozinho após alguns minutos. Neste caso, procure um especialista que irá olhar com precisão o que realmente está acontecendo.
O que fazer quando o gás para ar-condicionado estiver vazando?
Quando acontece o vazamento do gás para ar-condicionado, é importante fazer a recarga de gás por um profissional da área. Para aparelhos na garantia, entre em contato com a empresa que instalou o seu equipamento e peça para que o consertem. Já para aparelhos fora da garantia, entre em contato com o SAC da marca fabricante, conte o problema e peça uma solução.
Porém, também é importante que o profissional especializado realize testes para encontrar a origem dos vazamentos e ver se o sistema está desgastado, para então corrigir o problema. Aí sim a recarga de gás poderá ser feita.
Atenção: se for preciso comprar ou trocar o gás para ar-condicionado, verifique com um profissional se ele se adapta ao seu aparelho. Considere também o descarte do gás antigo em postos de recolhimento que o encaminham ao destino certo.
Concluindo: o gás para ar-condicionado é uma das principais peças do aparelho e, sem um bom desempenho dela, o bom funcionamento do sistema fica totalmente comprometido. Por isso, fique de olho no seu equipamento e, caso esteja com algum problema, entre em contato conosco!
Deixe um comentário